Novo vídeo ALALÁ E ALVORADA - In Memoriam Maria Otero e Evangelino Taboada - Música Represaliada
IN MEMORIAM
Esta partitura, com música do mestre Chané arranjada por Santos Rodriguez Gomez, pertencia à biblioteca do relojoeiro, homem de ciência, empresário próspero em Vigo e músico Evangelino Taboada Vazquez que, também militante do Partido Comunista, foi perseguido junto com toda a família, a esposa Maria Otero Neira (Lalim - Vigo, m. 1941), @s filh@s, ti@s e prim@s.
Em julho de 1936 um grupo de falangistas golpistas invadiu a casa e o comércio de Maria e Evangelino em Vigo, onde assassinaram o Manuel, um empregado e amigo. Convertida a vida num inferno, a família sobreviveu escondida em Lalim por três anos, até 1939. Ao voltar a Vigo tiveram que reconstruir-se do nada, algo que Evangelino e Maria nunca conseguiram completamente. A filha Maria Elena guardou tudo na memória e mais tarde escreveu um livro. É graças a ela que hoje conhecemos a sua história.
A partitura conserva-se agora no arquivo do Museu da Ponte Vedra. Como chegou até lá ainda não sabemos. Mas, é só questão de tempo para a verdade sair à luz.
Os relógios construídos por Evangelino Taboada podem apreciar-se em várias cidades galegas, o seu trabalho científico foi requerido pelo astrónomo Ramon Maria Aller. O relógio geodésico de Evangelino conserva-se no Observatório Astronómico da USC, em Compostela. A família tem hoje vári@s músic@s profissionais.
Compositor: José Castro Gonzalez 'Chané', ca. 1888
Arranjo para orquestra: Santos Rodriguez Gomez, fevereiro de 1926
Partitura de Evangelino Taboada Vazquez (Lalim, 1897 - Vigo, 1954)
Arranjo para guitarra e interpretação: Isabel Rei Samartim, 2023
Justiça e reparação para as vítimas de todas as ditaduras e suas famílias.
Sempre obrigad@s a quem nos transmite a sua memória.
The Most Sacred Queen Elizabeth, her Galliard - John Dowland
The Most Sacred Queen Elizabeth, her Galliard - John Dowland
Guitarrista: Isabel Rei Samartim
Técnico de som: Roi Gil
Lugar: Santa Maria de Grijoa, Compostela, 2007
Guitarra: Gernot Wagner, 2004
Imagens: Creative Commons & Isabel Rei Samartim
Semper Dowland, semper dolens (2007)
John Dowland - Semper Dowland, semper dolens
Guitarrista: Isabel Rei Samartim
Técnico de som: Roi Gil
Lugar: Santa Maria de Grijoa, Compostela, 2007
Guitarra: Gernot Wagner, 2004
Imagens: Creative Commons & Isabel Rei Samartim
The Right Honourable the Lady Clifton's Spirit - John Dowland
No verão do ano 2007 Roi Gil e eu estivemos na Igreja de Santa Maria de Grijoa e gravamos várias obras dos alaudistas John Dowland e Silvius Leopold Weiss.
The Right Honourable the Lady Clifton's Spirit - John Dowland
Guitarrista: Isabel Rei Samartim
Técnico de som: Roi Gil
Lugar: Santa Maria de Grijoa, Compostela, 2007
Guitarra: Gernot Wagner, 2004
Imagens: Creative Commons & Isabel Rei Samartim
Guitarra galega no IES A Basella de Vila Nova da Arousa
Em 24 de maio de 2022 apresentei para o alunado do IES A Basella (Vila Nova da Arousa) a história da guitarra na Galiza, desde o século XII e centrando-me na comarca da Arousa nos séculos mais recentes. Ajudou-me o guitarrista vilagarciano Jose Luis Sanz Acosta. A acolhida foi excelente e o público, entregado. Obrigada e continuamos!
35º Colóquio Internacional da Lusofonia - Belmonte - abril 2022
No passado 35º Colóquio da Lusofonia, realizado em abril em Belmonte e organizado pela Associação Coloquios da Lusofonia AICL, interpretando o Prelúdio do guitarrista, compositor e barbeiro ourensano Gutiérrez Parada. Na mesa, as partituras editadas pela Margarita Viso (2022), o livro publicado pela Através Editora (2021), o disco gravado e editado pela Air Classical de José Manuel Dapena (2021) e o gravado na Madeira (2014) graças ao Paulo Esteireiro.
https://www.facebook.com/isabel.reisamartim/videos/2950094928624925
Guitarra galega: Ambiente guitarrístico em Compostela
Vídeo da palestra-concerto realizada o 23 de março de 2022 no Auditório do Conservatório Profissional de Música de Santiago de Compostela.
Negra Sombra de Montes - Grupo de plectro de Cangas - Luís Eugénio Santos Sequeiros
A Negra Sombra é uma canção para voz e piano do imortal compositor galego João Montes Capom (Lugo, 1840-1899), publicada em 1892 e arranjada numerosas vezes para vários instrumentos. A letra é um poema do livro Folhas Novas (1880) da fundadora da literatura galega moderna, Rosália Castro de Murguia (Compostela, 1837 - Padrão, 1885). O guitarrista e médico em Cangas, Luís Eugénio Santos Sequeiros (Caraminhal, 1909 - Cangas, 2012) realizou este arranjo para o quarteto de plectro que ele mesmo fundou na década de 1980, formado também por os irmãos Barreiro e Ángel Calvar. O recital em que foi gravada esta versão do arranjo de Santos Sequeiros era uma homenagem à Banda de Música "Belas Artes" de Cangas. O áudio e as imagens são propriedade da família Santos-Castroviejo.
Entrevista da Andréa L. Teixeira para O piano e suas perspectivas
Em 30 de julho de 2021 tive a honra de participar na série de entrevistas coordenada pela pianista brasileira Andréa Luisa Teixeira, dentro do projeto intitulado O piano e suas perspectivas, da Universidade Federal de Goiás.
Guitarra galega no Zigzag da TVG
O programa Zigzag Diario da TVG dedicou-lhe uns minutos à música galega para guitarra. Avelina e Marcial Valladares soam na sua casa de Vilancosta (Berres, Estrada). Aparecem imagens das guitarras e guitarristas. E o livro publicado pela Através Editora.
Concerto-colóquio em Cedeira - Vídeo de Alicia Freire Vera
Dentro do Festival Lusófono 'Traz outro amigo também' organizado pelo Concelho de Cedeira (Galiza), o dia 8 de maio de 2021 realizei um concerto-colóquio sobre a Guitarra na Galiza. Alicia Freire Vera, autora e diretora de cinema, filha do grande guitarrista cedeirês Ricardo Freire Blanco, realizou este resumo da sessão onde se ouvem fragmentos das obras de L. E. Santos Sequeiros, Ramón Gutiérrez Parada, J. Parga Bahamonde, e M. H. Iglesias Vázquez.