Diário Liberdade - A música clássica é percebida como elitista, mesmo frequentemente em contraposição à música popular. Por que?

Isabel Rei Samartim - Porque a construção de sentido até agora tem sido obra das elites. A música não escapa à narração da sua história por parte dos dominadores. O que entendemos por "música clássica" é, na maior parte, música de outras épocas e quase sempre doutros países diferentes ao nosso. Temos de decidir se assumimos o discurso da elite, se nos é suficiente com essa explicação macdonalizada da música, ou se decidimos encontrar-nos com ela de uma maneira mais autêntica. @s chamados grandes da música clássica costumaram ser pessoas humildes: Bach era um escravo que foi preso até cumprir um contrato, Mozart e Beethoven eram gente pobre que passou fome na sua vida. Isso sem esquecer o machismo da narração elitista. Desde Cristina de Pisano até às irmãs Boulanger, passando pelas Bárbara Strozzi e Clara Schumann, as mulheres tiveram de fazer-se a si mesmas, lutando contra tudo e contra todos para construir um espaço como mulheres e músicas. Elas também fazem parte disso que conhecemos como música clássica.

 

Entrevista completa no Diário Liberdade.

 

Notícia no Diário de Notícias da Madeira

28 de setembro de 2014

 

 

01/10/2014 Notícia na web do Diário de Notícias

02/10/2014 Notícia na web do Diário Cidade

 

 

Crítica da revista Udine Teatro, do XXX Festival Internazionale di Chitarra Udine (Friuli, Itália) organizado pelo Centro Culturale Fernando Sor (Roma).

 

Anteriormente:

Programa

Poemas sobre o concerto

 

 A gravação foi patrocinada pela Direção Regional de Educação, da Região Autónoma da Madeira. Contém música para guitarra, ou segundo a denominação da época, viola francesa, de autores conhecidos e anónimos, achada na ilha da Madeira.

O disco inclui uma peça gravada com braguinha/machete e guitarra acompanhante do autor madeirense de música para este instrumento, Cândido Drumond de Vasconcelos.

Ouvir em áudios.

5 de junho de 2013

20.30h, Castelo de Udin (Friuli, Itália)

 

Álbum completo premendo sobre a foto

 

PROGRAMA

Do Arquivo Valladares:

Andante com variações do Maestro Naya

Variações para guitarra

Alvorada (rev. Isabel Rei)

Duas valsas

Mazurca e Moinheira

Ridogões

Do Arquivo da Madeira:

Sul margine d'un rio Sigismund Neukomm (1778-1858) (rev. Isabel Rei)

Bolero Sevilhano

O Dolce Concento (Tema con variazioni)

Primi Passi Ermenegildo Carosio (1886-1926)

Rondino

De outros autores galegos:

Novembro 2011 Manuel Herminio Iglesias (1949)

Viva Aragón Ramón Gutiérrez-Parada (1874-1945)

Negra Sombra João Montes (1840-1899) arr. Antonio Rocha (1958)

Longe da Terrinha João Montes / Luís Eugénio Santos Sequeiros (1909-2012)

Lenda do Beijo Reveriano Soutulho (1880-1932) / L. E. Santos Sequeiros

Um suspiro Canuto Berea (1836-1891) / L. E. Santos Sequeiros

Trémolo a Conchita L. E. Santos Sequeiros

Vidalitas L. E. Santos Sequeiros

 

Messaggero Veneto, 4 giugno 2013

Il Gazzettino, 5 giugno 2013

XXV Festival Internazionale di Chitarra, Udine (Friuli) junho 2008

 

Programa:

I

Suite "L'infidèle"  S.L. Weiss (1687 - 1750)
Entrée
Courante
Sarabande
Menuet
Musette
Paysanne

Rondó Brillante nº 1 D. Aguado (1784 - 1849)
Adagio
Polonesa

II

Cinque Preludi H. Villa-Lobos (1887 - 1959)
Prelúdio nº 1 em Mi m: "Homenagem ao sertanejo brasileiro"
Prelúdio
nº 2 em Mi M:
"Homenagem ao malandro carioca"
Prelúdio
nº 3 em m:
"Homenagem a Bach"
Prelúdio
nº 4 em Mi m:
"Homenagem ao índio brasileiro"
Prelúdio
nº 5 em M:
"Homenagem à vida social do Rio de Janeiro"

Sonata A. Rocha (1958)
Allegro
Libremente
Scherzo

Quatro Temi Tradizionali Galechi
Alalá das Marinhas (transcrizione di Sergio de la Ossa)
Foliada Rianjeira
Alalá - Moinheira

 

InFondazione

Cuore di Udine

Udine20.it

Il Gazzettino, 6 de junho de 2005

Messaggero Veneto, 21 de setembro de 2002