IN MEMORIAM
Esta partitura, com música do mestre Chané arranjada por Santos Rodriguez Gomez, pertencia à biblioteca do relojoeiro, homem de ciência, empresário próspero em Vigo e músico Evangelino Taboada Vazquez que, também militante do Partido Comunista, foi perseguido junto com toda a família, a esposa Maria Otero Neira (Lalim - Vigo, m. 1941), @s filh@s, ti@s e prim@s.
Em julho de 1936 um grupo de falangistas golpistas invadiu a casa e o comércio de Maria e Evangelino em Vigo, onde assassinaram o Manuel, um empregado e amigo. Convertida a vida num inferno, a família sobreviveu escondida em Lalim por três anos, até 1939. Ao voltar a Vigo tiveram que reconstruir-se do nada, algo que Evangelino e Maria nunca conseguiram completamente. A filha Maria Elena guardou tudo na memória e mais tarde escreveu um livro. É graças a ela que hoje conhecemos a sua história.
A partitura conserva-se agora no arquivo do Museu da Ponte Vedra. Como chegou até lá ainda não sabemos. Mas, é só questão de tempo para a verdade sair à luz.
Os relógios construídos por Evangelino Taboada podem apreciar-se em várias cidades galegas, o seu trabalho científico foi requerido pelo astrónomo Ramon Maria Aller. O relógio geodésico de Evangelino conserva-se no Observatório Astronómico da USC, em Compostela. A família tem hoje vári@s músic@s profissionais.
Compositor: José Castro Gonzalez 'Chané', ca. 1888
Arranjo para orquestra: Santos Rodriguez Gomez, fevereiro de 1926
Partitura de Evangelino Taboada Vazquez (Lalim, 1897 - Vigo, 1954)
Arranjo para guitarra e interpretação: Isabel Rei Samartim, 2023
Justiça e reparação para as vítimas de todas as ditaduras e suas famílias.
Sempre obrigad@s a quem nos transmite a sua memória.