A guitarra em Ourense no Badal Novas
Muito obrigada ao Xulio Dobarro pelo comentário sobre o meu artigo publicado na revista 'Ágora do Orcellón' organizado por Avelino Muleiro e o 'Instituto de Estudios Carballiñeses'. Dá gosto ver que alguém lê o que escrevemos e, além disso, acha de interesse. Longa vida ao Orzelhão!
Guitarra galega no Império dos Sentidos (Antena 2 - RTP)
Entrevista sobre o CD Guitarra Galega Vol. 1 (Air Classical) na Antena 2, dentro do programa Império dos Sentidos, conduzido pelo Paulo Guerra (a partir do minuto 1:18:01):
https://www.rtp.pt/play/p2378/e611857/imperio-dos-sentidos
Resenha do CD Guitarra Galega Vol. 1 na "La Voz de Galicia" DIGITAL - ampliação
Resenha do CD Guitarra Galega Vol. 1 na "La Voz de Galicia" DIGITAL - ampliação
Resenha do livro Guitarra Galega. Breve história... no Nós Diario
Resenha do livro Guitarra Galega. Breve história da viola (violão) na Galiza no Nós Diario (Revista Sermos Galiza) - 16 de janeiro de 2022
Resenha do CD Guitarra Galega Vol. 1 na "La Voz de Galicia"
Resenha do CD Guitarra Galega Vol. 1 na "La Voz de Galicia" - 19 de janeiro de 2022
Resenha em La Región sobre o CD Guitarra Galega Vol. 1
Manuel Herminio Iglesias publica em La Región de Ourense sobre o CD Guitarra Galega Vol. 1.
Entrevista na Rádio Pessoas
O Christian Salles realizou esta entrevista para a Radio Pessoas, em que falamos do livro publicado pela Através Editora, Guitarra Galega: Breve história da viola (violão) na Galiza.
Notícia no Nós Diario
Entrevista telefónica realizada por Antón Fernández Escuredo para o jornal galego Nós Diario:
A minha paixão pela música nasceu pouco antes do que o meu interesse pela língua e a literatura
Entrevista que publica em 5 de fevereiro de 2020 o jornal "El Correo Gallego".
Entrevista no Diário Liberdade 3/8/2016
Diário Liberdade - A música clássica é percebida como elitista, mesmo frequentemente em contraposição à música popular. Por que?
Isabel Rei Samartim - Porque a construção de sentido até agora tem sido obra das elites. A música não escapa à narração da sua história por parte dos dominadores. O que entendemos por "música clássica" é, na maior parte, música de outras épocas e quase sempre doutros países diferentes ao nosso. Temos de decidir se assumimos o discurso da elite, se nos é suficiente com essa explicação macdonalizada da música, ou se decidimos encontrar-nos com ela de uma maneira mais autêntica. @s chamados grandes da música clássica costumaram ser pessoas humildes: Bach era um escravo que foi preso até cumprir um contrato, Mozart e Beethoven eram gente pobre que passou fome na sua vida. Isso sem esquecer o machismo da narração elitista. Desde Cristina de Pisano até às irmãs Boulanger, passando pelas Bárbara Strozzi e Clara Schumann, as mulheres tiveram de fazer-se a si mesmas, lutando contra tudo e contra todos para construir um espaço como mulheres e músicas. Elas também fazem parte disso que conhecemos como música clássica.
Entrevista completa no Diário Liberdade.
Madeira 2014 Diário de Notícias
Notícia no Diário de Notícias da Madeira
28 de setembro de 2014
01/10/2014 Notícia na web do Diário de Notícias
02/10/2014 Notícia na web do Diário Cidade
Na revista Udine Teatro, outubro 2013
Crítica da revista Udine Teatro, do XXX Festival Internazionale di Chitarra Udine (Friuli, Itália) organizado pelo Centro Culturale Fernando Sor (Roma).
Anteriormente:
Jornal da Madeira 5 agosto 2013
A gravação foi patrocinada pela Direção Regional de Educação, da Região Autónoma da Madeira. Contém música para guitarra, ou segundo a denominação da época, viola francesa, de autores conhecidos e anónimos, achada na ilha da Madeira.
O disco inclui uma peça gravada com braguinha/machete e guitarra acompanhante do autor madeirense de música para este instrumento, Cândido Drumond de Vasconcelos.
Ouvir em áudios.
Udin 2013: Festival Internazionale di Chitarra 30ª ed.
5 de junho de 2013
20.30h, Castelo de Udin (Friuli, Itália)
Álbum completo premendo sobre a foto
PROGRAMA
Do Arquivo Valladares:
Andante com variações do Maestro Naya
Variações para guitarra
Alvorada (rev. Isabel Rei)
Duas valsas
Mazurca e Moinheira
Ridogões
Do Arquivo da Madeira:
Sul margine d'un rio Sigismund Neukomm (1778-1858) (rev. Isabel Rei)
Bolero Sevilhano
O Dolce Concento (Tema con variazioni)
Primi Passi Ermenegildo Carosio (1886-1926)
Rondino
De outros autores galegos:
Novembro 2011 Manuel Herminio Iglesias (1949)
Viva Aragón Ramón Gutiérrez-Parada (1874-1945)
Negra Sombra João Montes (1840-1899) arr. Antonio Rocha (1958)
Longe da Terrinha João Montes / Luís Eugénio Santos Sequeiros (1909-2012)
Lenda do Beijo Reveriano Soutulho (1880-1932) / L. E. Santos Sequeiros
Um suspiro Canuto Berea (1836-1891) / L. E. Santos Sequeiros
Trémolo a Conchita L. E. Santos Sequeiros
Vidalitas L. E. Santos Sequeiros
Messaggero Veneto, 4 giugno 2013
Il Gazzettino, 5 giugno 2013
Udine 2008
XXV Festival Internazionale di Chitarra, Udine (Friuli) junho 2008
Programa:
I
Suite "L'infidèle" S.L. Weiss (1687 - 1750)
Entrée
Courante
Sarabande
Menuet
Musette
Paysanne
Rondó Brillante nº 1 D. Aguado (1784 - 1849)
Adagio
Polonesa
II
Cinque Preludi H. Villa-Lobos (1887 - 1959)
Prelúdio nº 1 em Mi m: "Homenagem ao sertanejo brasileiro"
Prelúdio nº 2 em Mi M: "Homenagem ao malandro carioca"
Prelúdio nº 3 em Lá m: "Homenagem a Bach"
Prelúdio nº 4 em Mi m: "Homenagem ao índio brasileiro"
Prelúdio nº 5 em Ré M: "Homenagem à vida social do Rio de Janeiro"
Sonata A. Rocha (1958)
Allegro
Libremente
Scherzo
Quatro Temi Tradizionali Galechi
Alalá das Marinhas (transcrizione di Sergio de la Ossa)
Foliada Rianjeira
Alalá - Moinheira
Udine 2005
Il Gazzettino, 6 de junho de 2005
Udine 2002
Messaggero Veneto, 21 de setembro de 2002