Em 24 de maio de 2022 apresentei para o alunado do IES A Basella (Vila Nova da Arousa) a história da guitarra na Galiza, desde o século XII e centrando-me na comarca da Arousa nos séculos mais recentes. Ajudou-me o guitarrista vilagarciano Jose Luis Sanz Acosta. A acolhida foi excelente e o público, entregado. Obrigada e continuamos!

 

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

 

No passado 35º Colóquio da Lusofonia, realizado em abril em Belmonte e organizado pela Associação Coloquios da Lusofonia AICL, interpretando o Prelúdio do guitarrista, compositor e barbeiro ourensano Gutiérrez Parada. Na mesa, as partituras editadas pela Margarita Viso (2022), o livro publicado pela Através Editora (2021), o disco gravado e editado pela Air Classical de José Manuel Dapena (2021) e o gravado na Madeira (2014) graças ao Paulo Esteireiro.

https://www.facebook.com/isabel.reisamartim/videos/2950094928624925 

 

Vídeo da palestra-concerto realizada o 23 de março de 2022 no Auditório do Conservatório Profissional de Música de Santiago de Compostela.

 

A Negra Sombra é uma canção para voz e piano do imortal compositor galego João Montes Capom (Lugo, 1840-1899), publicada em 1892 e arranjada numerosas vezes para vários instrumentos. A letra é um poema do livro Folhas Novas (1880) da fundadora da literatura galega moderna, Rosália Castro de Murguia (Compostela, 1837 - Padrão, 1885). O guitarrista e médico em Cangas, Luís Eugénio Santos Sequeiros (Caraminhal, 1909 - Cangas, 2012) realizou este arranjo para o quarteto de plectro que ele mesmo fundou na década de 1980, formado também por os irmãos Barreiro e Ángel Calvar. O recital em que foi gravada esta versão do arranjo de Santos Sequeiros era uma homenagem à Banda de Música "Belas Artes" de Cangas. O áudio e as imagens são propriedade da família Santos-Castroviejo.

 

 

Em 30 de julho de 2021 tive a honra de participar na série de entrevistas coordenada pela pianista brasileira Andréa Luisa Teixeira, dentro do projeto intitulado O piano e suas perspectivas, da Universidade Federal de Goiás.

 

O programa Zigzag Diario da TVG dedicou-lhe uns minutos à música galega para guitarra. Avelina e Marcial Valladares soam na sua casa de Vilancosta (Berres, Estrada). Aparecem imagens das guitarras e guitarristas. E o livro publicado pela Através Editora.