O programa Zigzag Diario da TVG dedicou-lhe uns minutos à música galega para guitarra. Avelina e Marcial Valladares soam na sua casa de Vilancosta (Berres, Estrada). Aparecem imagens das guitarras e guitarristas. E o livro publicado pela Através Editora.

 

 

 

Dentro do Festival Lusófono 'Traz outro amigo também' organizado pelo Concelho de Cedeira (Galiza), o dia 8 de maio de 2021 realizei um concerto-colóquio sobre a Guitarra na Galiza. Alicia Freire Vera, autora e diretora de cinema, filha do grande guitarrista cedeirês Ricardo Freire Blanco, realizou este resumo da sessão onde se ouvem fragmentos das obras de L. E. Santos Sequeiros, Ramón Gutiérrez Parada, J. Parga Bahamonde, e M. H. Iglesias Vázquez.

 

 

Na quinta-feira passada a Rádio Exterior da Espanha, na sua emissão em português, dedicou uns minutos ao meu trabalho A guitarra na Galiza. Soa também uma parte da obra para guitarra de Fernando Corrêa de Oliveira (1921-2004), de quem este ano se comemora o centenário do nascimento. Quanto à profissionalização d@s músic@s, apesar de que a reivindicação dos centros de ensino musical é necessária, faz falta um regulamento profissional das atividades artísticas, através dum estatuto do artista e outras medidas urgentes.