Guitarra Galega

Isabel Rei

'A guitarra na Galiza' na Academia de Belas Artes da Corunha

A Academia de Belas Artes da Corunha acolhe na próxima terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2021, às 20h, uma apresentação da tese A guitarra na Galiza. Ali estaremos para tocar música dos fundos guitarrísticos galegos e explicar por que a história deste instrumento galego tem sido esquecida, depois de ter sido tão empregado em todos os momentos da nossa história, por todo tipo de gentes e em todas as circunstâncias. O evento está organizado em colaboração com a Irmandade da Música Galega, novo lugar de encontro d@s músic@s galeg@s com vontades de impulsar a difusão e o estudo da nossa música em todos os âmbitos.

 

 

 

 

Próximos eventos

2021:

23 de fevereiro, 20h: Apresentação da tese A guitarra na Galiza na Academia de Belas Artes da Corunha. Conferência-concerto.

9-10 de abril: Recital de música galega e  "Mulheres guitarristas galegas". XXXIII Colóquio da Lusofonia, Belmonte.

17 de abril: Recital de música portuguesa e "A reinvenção da música galego-portuguesa em Fernando Corrêa de Oliveira". Colóquio de Ensino Musical. Universidade do Minho, Braga.

24 de abril: Live no Facebook Violão&Violão.

Maio: Festival de Música Galego-Portuguesa "Traz outro amigo também". Câmara Municipal. Cedeira.

 

A história da guitarra galega será contada num livro em português

A guitarra galega ao longo dos séculos

Na quinta-feira passada a Rádio Exterior da Espanha, na sua emissão em português, dedicou uns minutos ao meu trabalho A guitarra na Galiza. Soa também uma parte da obra para guitarra de Fernando Corrêa de Oliveira (1921-2004), de quem este ano se comemora o centenário do nascimento. Quanto à profissionalização d@s músic@s, apesar de que a reivindicação dos centros de ensino musical é necessária, faz falta um regulamento profissional das atividades artísticas, através dum estatuto do artista e outras medidas urgentes.
 

 

https://www.rtve.es/alacarta/audios/emision-en-portugues/